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Bom Governo

Bom Governo

Modelo de Governo Adotado 

De acordo com os estatutos da Sociedade o modelo de governo definido assenta nos seguintes Órgãos Sociais:

  • A Assembleia Geral;
  • O Conselho de Administração;
  • O Conselho Fiscal.

Foi disponibilizada, em SIRIEF, a Ata da reunião da Assembleia Geral de aprovação dos documentos de prestação de contas (Relatórios e Contas e do Governo Societário), com referência a 2021, por parte do acionista único, o Estado Português.

Regras Estatutárias

Os procedimentos aplicáveis à nomeação e substituição dos membros do órgão de administração estão previstos nos Estatutos da Sociedade, no Código das Sociedades Comerciais; no Decreto-Lei nº 71/2007, de 27 de março, que aprovou o Estatuto do Gestor Público e no Decreto-Lei nº 133/2013, de 3 de outubro, que aprovou o novo regime jurídico do setor público empresarial.

A administração da Sociedade compete a um Conselho de Administração.

Os(As) Administradores(as) podem ser designados(as) no contrato de Sociedade ou eleitos(as) pela Assembleia Geral ou Constitutiva. A designação é efetuada pelo Estado Português, enquanto titular único da função acionista.

Composição e Mandato da Mesa da Assembleia Geral

A Mesa da Assembleia Geral é composta por uma Presidente e um Secretário. À Presidente incumbe convocar, com observância das formalidades legais, as reuniões da assembleia. 

O mandato dos Membros da Mesa da Assembleia Geral tem prazo de duração até ao final do mandato do Conselho de Administração em curso (2022-2024).

I. Membros da Mesa da Assembleia Geral
I. Membros da Mesa da Assembleia Geral
Mandato
Início - Fim
Cargo Nome Designação
Forma (1) - Data
2022-2024 Presidente MARIA JOÃO DIAS PESSOA DE ARAÚJO DSUE - 03/08/2022
2022-2024 Secretário MÁRIO JOSÉ ALVEIRINHO CARREGA DSUE - 03/08/2022

(1) Deliberação Social Unânime por Escrito

II. Remunerações dos Membros da Mesa da Assembleia Geral
II. Remunerações dos Membros da Mesa da Assembleia Geral
Mandato
Início - Fim
Cargo Nome Valor da Senha fixado (1)
2022-2024 Presidente MARIA JOÃO DIAS PESSOA DE ARAÚJO 575,00
2022-2024 Secretário MÁRIO JOSÉ ALVEIRINHO CARREGA 375,00

(1) Valor fixado na DSUE de 03 de agosto de 2022. Os membros eleitos, ao acumularem funções na PARPARTICIPADAS, SGPS, S.A., apenas recebem as senhas de presença no âmbito das reuniões da Assembleia Geral realizadas pela PARVALOREM, S.A.

Composição e Mandato do Conselho de Administração

O Conselho de Administração da sociedade é composto por uma Presidente e dois Vogais.

Os membros do Conselho de Administração são designados por períodos de três anos, podendo o mandato ser renovado nos termos legais; os(as) administradores(as) mantêm-se em funções, mesmo para além do termo do mandato, até serem substituídos(as) por novos administradores(as).

Tendo em conta que os membros do Conselho de Administração são designados pelo Estado (enquanto titular único da função acionista), faltando todos ou algum deles (seja por termo de mandato, por dissolução ou demissão nos termos do Estatuto do Gestor Público, ou ainda por renúncia), a eleição ou substituição de administradores(as) terá de ser feita em Assembleia Geral, mediante e após designação pelo Estado.

Bom Governo
Mandato Cargo Nome Forma Data Entidade Pagadora O/D (2)
2022-2024 Presidente Sofia Brígida Correia Santos M. Teixeira Furtado Torres DSUE 03/08/2022 Parvalorem O
2022-2024 Administradora Susana Cristina Vaz Velho Larisma DSUE 03/08/2022 Parvalorem D
2022-2024 Administrador Filipe Carlos Mendes de Sousa DSUE 03/08/2022 N.A. N.A.

Legenda:

(1) Resolução (R) / Assembleia Geral (AG)/Deliberação Social Unânime por Escrito (DSUE) / Despacho (D)
(2) O/D - Origem/Destino
(3) Início de funções na data de concretização da fusão por incorporação da Parups na Parvalorem

I. Membros Executivos / Não Executivos do Conselho de Administração
I. Membros Executivos / Não Executivos do Conselho de Administração
Cargo Nome Executivo / Não Executivo
Presidente Sofia Brígida Correia Santos M. Teixeira Furtado Torres Executivo
Vogal Susana Cristina Vaz Velho Larisma Executivo
Vogal Filipe Carlos Mendes de Sousa Não Executivo
II. Repartição de Competências

A repartição de competências é assegurada de acordo com o constante no seguinte documento.

IV. Elementos Curriculares Relevantes

Presidente do Conselho de Administração - Dra. Sofia Torres

Vogal Executiva do Conselho de Administração - Dra. Susana Larisma

Vogal do Conselho de Administração - Dr. Filipe Sousa

V. Remunerações do Conselho de Administração

Atendendo à complementaridade e sinergias existentes entre a Parvalorem e a Parparticipadas, e ao processo de fusão por incorporação da Parparticipadas na Parvalorem, em curso, o vogal do conselho de administração eleito como membro não executivo pode exercer as funções de presidente da Parparticipadas, nos termos do n.º 4 do seu artigo 22.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, na sua atual redação, até à data da concretização da fusão.

Nos termos do disposto no artigo 31.º do EGP, por força do n.º 4 do seu artigo 22.º, a acumulação de funções na Parvalorem e na Parparticipadas não confere direito a qualquer remuneração adicional e a quaisquer outros benefícios e regalias aplicáveis nessas empresas.​

O valor global mensal das despesasc om comunicações, nos termos do disposto nos n.ºs 3 e 4 do artigo 32.º do EGP não pode exceder € 80,00 mensais.
 

O valor mensal de combustível e portagens afeto às viaturas de serviço nos termos definidos do n.º 3 artigo 33.º do EGP corresponde a um quarto do valor do abono mensal para despesas de representação fixadas.

(1) Vencimento + Despesas de Representação + SF + SN
(2) A variação variável diz respeito ao pagamento de subsídio de estudo para descendentes
(3) De acordo com a DSUE, de 3 de agosto de 2022, foi autorizada a Presidente do Conselho de Administração, a Dra. Sofia Torres, a exercer a opção remuneratória prevista no n.º 8 do artigo 28 do EGP.
Membros do Conselho de Administração Remuneração Anual (€)
Remuneração Fixa (1) Remuneração Variável (2) Bruta
Sofia Brígida Correia Santos M. Teixeira Furtado Torres (3) 104.711,80 104.711,80
Susana Cristina Vaz Velho Larisma 74.039,50 74.039,50
Filipe Carlos Mendes de Sousa - - -
Total 178.751,30
Órgãos de Fiscalização

A fiscalização da sociedade compete a um Conselho Fiscal e a um Revisor Oficial de Contas ou a uma Sociedade de Revisores Oficiais de Contas.

I. Membros do Órgão de Fiscalização
(1) - Resolução (R)/ Assembleia Geral (AG) / Deliberação Social Unânime por Escrito (DSUE) / Despacho (D)
Mandato Designação
Início/Fim Cargo Membro do Órgão de Fiscalização Forma (1) Data
2022-2024 Presidente Ana Maria Celestino Alberto Santos Costa Pereira DSUE 03/08/2022
2022-2024 Vogal Efetivo José Miguel Alecrim Duarte DSUE 03/08/2022
2022-2024 Vogal Efetivo Maria Onilda Maia Condeças Oliveira Sousa DSUE 03/08/2022
2022-2024 Vogal Suplente Nélson Manuel Costa dos Santos DSUE 03/08/2022
II. Funcionamento da Fiscalização

O Conselho Fiscal é composto por uma Presidente,dois vogais efetivos e um suplente. Todos os membros do Conselho Fiscal foram nomeados pelo Estado Português, acionista único da Sociedade.

 

Os membros atuais do Conselho Fiscal da PARVALOREM, S.A., exercem simultaneamente cargos no Conselho Fiscal da PARPARTICIPADAS, SGPS, S.A..

III. Elementos Curriculares Relevantes

Presidente do Conselho Fiscal - Dra. Ana Santos

Vogal do Conselho Fiscal - Dr. José Miguel Duarte

Vogal do Conselho Fiscal - Dra. Maria Onilda Sousa

IV. Remunerações do Conselho Fiscal
IV. Remunerações do Conselho Fiscal
Membros do Órgão de Fiscalização Remuneração Anual Bruta (€)
Ana Maria Celestino dos Santos Costa Pereira 10.500,00€
José Miguel Alecrim Duarte 7.000,00€
Maria Onilda Maia Condeças Oliveira Sousa 7.000,00€
Total 24.500,00€
V. Membros do ROC/SROC
(1) DSUE - Deliberação Social Unânime por Escrito
(*) - Revisão Legal das Contas e Serviços de Auditoria
Membros do ROC/SROC Designação
Mandato Início-Fim Cargo Nome N.º de Inscrição na OROC N.º de Registo na CMVM Forma (1) Data Contratada (€)
2023-2025 Revisor Efetivo BDO & Associados, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda. 29 20161384 DSUE 28/07/2023 110.000,00€ (*)
Representada por: Anabela Vaz Borges 1358 20160968
Código de Conduta
 

Objetivos:​

  • Reunir os princípios fundamentais pelos quais se deve reger a organização;
  • Reunir o conjunto de regras que devem pautar o comportamento dos Colaboradores da Empresa, no exercício das suas atividades.

Salientam-se as principais matérias abordadas neste documento:

  • Organização e Funcionamento Internos;
  • Prestação de Informação;
  • Conduta Profissional e Exercício de Funções;
  • Segredo Profissional;
  • Ação Disciplinar.
Controlo Interno e Gestão de Riscos
I - Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infração Conexas

De acordo com a Recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) de 1 de julho de 2009, a atividade de gestão e administração de dinheiros, valores ou patrimónios públicos, seja qual for a natureza da entidade gestora - de direito público ou de direito privado, administrativo ou empresarial - deve pautar-se por princípios de interesse geral, nomeadamente, da prossecução do interesse público, da igualdade, da proporcionalidade, da transparência, da justiça, da imparcialidade, da boa-fé e da boa administração, constituindo o fenómeno da corrupção, uma violação daqueles princípios.

Devem, por isso, os órgãos dirigentes dessas entidades elaborar Planos de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PGRCIC).

O Plano de Gestão de Riscos de Corrupção sofreu a última atualização em 2015. Incorpora um aprofundamento significativo da identificação das várias áreas de potencial risco de corrupção e infrações conexas, assim como dos riscos que lhe estão associados.

Neste contexto, foi possível adotar medidas adicionais para a mitigação do risco com o envolvimento de todas as áreas da empresa na revisão da identificação dos riscos da atividade. 

No Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas constam, para além da estrutura organizativa da PARVALOREM, S.A e respetivo organograma, os princípios de atuação da atividade da mesma, das suas áreas bem como dos seus Colaboradores. Identifica as várias áreas de potencial risco de corrupção e infrações conexas, assim como os riscos que lhe estão associados, que resultam da análise das informações reportadas pelos responsáveis das várias áreas.

II. Sistema de Controlo Interno

O sistema de controlo interno engloba o plano de organização, as políticas, os métodos e os procedimentos de controlo, bem como todos os outros métodos e procedimentos definidos pelos responsáveis que contribuam para assegurar o desenvolvimento das atividades de forma ordenada e eficiente, incluindo a salvaguarda dos ativos, a prevenção e deteção de situações de ilegalidade, fraude e erro, a exatidão e a integridade dos registos contabilísticos e a preparação oportuna de informação orçamental e financeira fiável.

Tem por base sistemas adequados de gestão de risco, de informação e de comunicação, bem como um processo de monitorização que assegure a respetiva adequação e eficácia em todas as áreas de intervenção.

Para atingir estes objetivos, as responsabilidades com os sistemas de controlo interno encontram-se distribuídas transversalmente pelos diversos órgãos da PARVALOREM, S.A..

 
De forma a existir um maior controlo sobre situações ocorridas ou potenciais houve lugar à criação da Comissão de Implementação e Manutenção (CIM) do Plano com a intervenção de duas áreas da PARVALOREM S.A. (Direção de Auditoria Interna e Gabinete de Compliance).

Foram identificados os principais fatores de risco na atividade da PARVALOREM, S.A. definidos os critérios de qualificação do risco (em função da probabilidade de ocorrência e gravidade do risco) e para cada órgão da estrutura orgânica foram identificados os riscos e infrações conexas, as medidas a adotar para prevenção das ocorrências e os responsáveis envolvidos na gestão do plano.

Para suporte das medidas a adotar foram definidos e divulgados internamente, através de instruções de serviço, os regulamentos e procedimentos internos a que as várias áreas deverão dar cumprimento. 
III. Responsáveis pela Implementação e Manutenção do Sistema de Gestão e Controlo do Risco
A CIM que integra a Direção de Auditoria Interna e o Gabinete de Compliance, é o órgão responsável pela coordenação dos mecanismos e políticas antifraude, as quais englobam os mecanismos de prevenção, deteção e resposta a casos deste tipo.
 
Tem como principais responsabilidades:
 
 
  • Proceder anualmente à monitorização da implementação do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas;
 
  • No seguimento desta avaliação e em resultado de novos riscos de corrupção e infrações conexas ou de novas medidas preventivas deverá solicitar aos responsáveis das várias áreas a elaboração de um relatório de monitorização para uma nova proposta de revisão do plano;
  • As situações detetadas ao nível de risco de corrupção e infrações conexas são direcionadas para a Direção de Auditoria Interna para respetiva análise e elaboração de relatório a entregar à Administração da PARVALOREM, S.A.

A gestão de risco operacional é da responsabilidade da Direção de Auditoria Interna, com as seguintes competências:

  • Propor a aplicação de uma metodologia de identificação e mitigação de risco aplicável à atividade;
  • Assegurar o mapeamento de riscos específicos e atividades de controlo em cada uma das áreas de negócio;
  • Propor e controlar a implementação de medidas que visem a resolução/mitigação das fragilidades detetadas no sistema de controlo interno;
  • Conceber e rever os processos de gestão e respostas a riscos, incluindo programas e/ou planos de contingência e de continuidade das atividades;
  • Assegurar a elaboração, execução e manutenção dos planos de continuidade de negócio, em articulação com as diferentes áreas e com os fornecedores estratégicos.
IV. Medidas adotadas na Política de Risco

De entre os diversos fatores que contribuem para os resultados de uma organização, alguns acarretam um maior risco. O nível de risco consiste, então, numa combinação do grau de probabilidade da ocorrência, com a gravidade da consequência da mesma, da qual resulta a graduação do risco.

A identificação e a descrição dos principais fatores de risco, por cada área da empresa, é essencial para prevenir a sua ocorrência. Ao adotar-se uma estrutura que garanta um processo abrangente de identificação, descrição e avaliação de riscos, e a consequente definição quantitativa da probabilidade da ocorrência de cada um dos riscos definidos, permite estabelecer prioridades na análise detalhada dos mesmos.

O Plano de Gestão de Risco identifica, relativamente a cada Órgão da Estrutura Orgânica, os riscos e infrações conexas e as medidas adotadas que possam prevenir as ocorrências e os responsáveis envolvidos na gestão do plano.

V. Prevenção de Situações de Risco

Para cada área funcional e para cada tipo de risco detetado foram definidas as medidas de prevenção e controlo, por forma a mitigar o risco e que passaram no processo pela intervenção por mais do que um colaborador em vários níveis de controlo, pela elaboração de regulamentos internos (ex.: regulamento de recuperação de crédito, normativo interno sobre formalização de propostas de venda e arrendamento de imóveis), pela elaboração de normativos, pelo estabelecimento de procedimentos internos de controlo e pela segregação de funções.