Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Mensagem da Presidente

Mensagem da Presidente

O ano de 2018 constituiu, para a PARUPS, S.A., um ano de continuidade na prossecução dos objetivos e linhas de atuação para o cumprimento da missão da sociedade, que é a de garantir a gestão e potenciar a valorização dos ativos recebidos do Grupo BPN no âmbito do processo de reprivatização do BPN — BANCO PORTUGUËS DE NEGÓCIOS, S.A., tendo em vista maximizar o encaixe financeiro para o Estado, num contexto de alienação, e assim minimizar as perdas resultantes da aquisição inicial dos referidos ativos.

A atividade da sociedade, no ano de 2018, resultou num valor de alienação de ativos que ascendeu a 84,3 milhões de euros, dividido pelas suas principais componentes: 81,3 resultante da alienação de ativos financeiros (resgate de UP's) e 3 milhões de euros resultante da alienação de ativos imobiliários.

Em termos acumulados desde a constituição da sociedade, a PARUPS, S.A., já alienou ativos num valor de 389,7 milhões de euros, representando ainda o seu ativo líquido nas suas diferentes componentes (UP's, ativos imobiliários e outros ativos) o valor global de 350,4 milhões de euros.

Esta evolução não foi alheia a uma significativa melhoria das condições macroeconómicas que envolveram a atividade económica em Portugal e à melhoria das condições que influenciam a valorização dos ativos imobiliários, componentes relevantes para potenciar a recuperação do valor dos ativos detidos pela PARUPS, S.A.

O atual Conselho de Administração iniciou funções no dia 18 de março de 2019, tendo encontrado uma empresa com uma organização estabilizada e numa fase madura do seu ciclo de atividade.

Importa agora repensar as opções estratégicas a tomar num futuro próximo para que, em continuidade com o cumprimento da missão da empresa, possamos potenciá-la, num contexto de mercado mais favorável.

Merece destaque a dedicação de todos os Colaboradores da PARVALOREM, S.A., que asseguram a atividade da PARUPS, S.A. (na medida em que a empresa não dispõe de quadro de pessoal), os quais, com trabalho, resiliência e competência construíram o caminho já percorrido. Este Conselho conta com o seu empenho para cumprirmos a nossa missão no mandato que agora se inicia. Uma palavra de agradecimento também à estrutura da IMOFUNDOS — SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIAS, S.A., que gere os fundos detidos pela PARUPS, S.A.

Exprimimos também um sentido reconhecimento pelo apoio dado na prossecução dos objetivos da empresa à Direção-Geral do Tesouro e Finanças, ao Conselho Fiscal e aos Auditores externos da sociedade.

Para terminar, em nome do Conselho, uma palavra de agradecimento à Tutela pelo voto de confiança e desafio que muito nos honra e que estamos empenhados em corresponder.

 

Susana Cristina Vaz Velho Larisma

Presidente do Conselho de Administração

 

<